sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Panna Cotta com geléia de quase frutas vermelhas e limão siciliano.


Eu sei, eu sei... estas últimas fotos andaram meio ruins. Esta em particular, pelo fato de eu não entender o porquê dela estar borrando nas partes mais próximas da lente.
Mas eu tenho um bom motivo para me desculparem! Como já visto, repaginei todo o blog: cores novas, nova fonte, tudo novo! Agora o que me falta é uma câmera daquelas!

Em um dia quente, queria algo gelado para sobremesa. Então chega meu pai com kilos e kilos de amoras congeladas! Não tinha como resistir: Panna Cotta!
Quanto ao título, é uma quase geléia de frutas vermelhas pois usei apenas morangos e amoras, faltaram as outras para serem autênticamente Geléia de frutas vermelhas.

Chega de papo, vamos comemorar com esta delicia!


Panna Cotta com geléia de frutas vermelhas.
  • 1 xícara - 250ml - de creme de leite fresco
  • ¼ xícara - 62ml - de leite (usei de soja e não sobresaiu no sabor)
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 3 colheres (chá) de gelatina em pó
  • 3 colheres (sopa) de açúcar confeiteiro
Para geléia:
  • 1 xícara de amoras
  • 1 xícara de morangos
  • 3 colheres (sopa) suco de limão siciliano
  • 2 colheres (sopa) raspas da casca de limão siciliano
  • 1 xícara - 200g - açúcar refinado
Para a panna cotta: Num potinho coloque a água e polvilhe a gelatina por cima para poder hidratá-la. Reserve
Em uma panelinha de fundo grosso, aquela o creme de leite em fogo médio até quase ferver. Desligue. Junte o leite, o açúcar de confeiteiro e a gelatina. Misture tudo até obter um creme homogêneo. Distribua em 6 ramekins com capacidade de ½ xícara - 125ml.
Leve para gelar por, no mínimo, 3 horas

Para Geléia: Coloque tudo, exceto as raspas, numa panela de fundo grosso e cozinhe em fogo baixo até caramelar - as frutas irão soltar um líquido que se tornarão espessos.

Sirva a panna cotta com a geléia e se quiser fazer com fiz (foto)- desenformado - unte as ramekins com óleo, de preferência nêutro, como por exemplo canola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário