sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bolinho azedo de limão e sessão cupcakes!




Há tempos fiquei pensando em fazer bolinhos cítricos! O que me fez ter esse momento nostálgico foi um bolo que comia quando tinha uns 12 anos que era de limão, verdinho, com uma cobertura de mousse de limão. Talvez pela cor, aquilo fazia meus olhos brilharem! Comia com tanto gosto que as vezes me sentia um obeso morbido daqueles filmes americanos em que a pessoa não consegue nem sair da cama! - nem tanto, vai!

Foi diante da facilidade desta receita que tomei coragem e os fiz!
Porém esta pede o fondant de limão por cima, mas não sou muito fã, resolvi comer purinho!


Bolinho de limão azedinho
1 xícara de manteiga, derretida
1 ½ xícaras + 2 ½ colheres (sopa) de açúcar refinado
2 ovos½ xícara de iogurte natural
¼ xícara de suco de limão
raspas da casca de 2 limões
2 xícaras + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte generosamente com manteiga as forminhas - usei 14 forminhas com capacidade de ½ xícara (120ml).
Junte a manteiga, o açúcar, os ovos, o iogurte, as raspas e o suco de limão numa tigela e misture bem. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura e incorpore até homogeneizar.Transfira a massa para as forminhas preparadas e asse por 40-45 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, deixe nas formas por 10 minutos e então desenforme com cuidado.

Resolvi combinar o sabor cítrico com merengue italiano. Então cortei o bolinho em três fatias e passei merengue italiano, sobre a última camada queimei com o maçarico e joguei morangos!

AGORA, tan tan tan taaaaan, a sessão cupcakes - viraram uma febre em minha cozinha:





AH, e claro! PARABÉNS pro Brasiiiiiiil!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cupcakes de Coco


Olhando daqui, olhando dali, vi que meu blog não tinha nehuma receita de cupcakes, foi então que decidi fazer estes!
Na verdade, eu os faço raramente, pois nunca dão certos, pois sempre desgrudam da forminha de papel! - frustrante!!! - então fiz alguns testes e descobri o erro:
Depois de assados, eu deixei os bolinhos por 15 minutos dentro da forminha de metal, assim eles secaram bem ao ponto de não desgrudarem um do outro.
Ultimamente ando com vontades enormes de fazer cupcakes, sejam eles de frutas, chocolates, semente oleosas....que hoje tentarei fazer de chocolate & marshmallow.
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 184g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar refinado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos
1 ½ xícaras + 1 ½ colheres (sopa) - 225g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de coco ralado sem adição de açúcar - usei 3/4 xíc.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até obter um creme fofo e claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Peneire a farinha com o fermento sobre a massa e junte o coco ralado, misture bem os ingredientes.
Distribua forminhas de papel em forminhas de muffins, ou empadas. Jogue à colheradas a massa nas forminhas até preencher 2/3 da capacidade.
Asse em forno pré-aquecido à 180ºc até que estes estejam secos - teste do palito.
Como cobertura usei chantilly da marca Duas Rodas (Topping preparo p/ Chantilly) - produtos para sorveteria. Este chantilly possui uma consistência de marshmallow, na realidade. E uma dica: antes de bater coloque 10 minutinhos no freezer, assim eles aguentam mais tempo fora da geladeira e se tornarão mais maleáveis.
Polvilhei coco úmedecido por cima.
Ah, esta receita foi extraído deste blog, agradeço pela qualidade da receita desde já, Patrícia Scarpin.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Bruschetta



Em ritmo de copa minha cidade ficou verde e amarela! Até que enfim lembramos que somos bons em alguma coisa! hehehe!

Por falar em Brasil, hoje minha professora de história/sociologia/atualidade, uma pessoa inteligentíssima que eu admiro muito, abordou sobre um tema interessante: Ela possui um Ford Fiesta Hatch 05 e calculando o total de impostos, diz ela pagar ao governo cerca de R$2.000 por ano! O que seria suficiente para recapear o desgaste que ela causa nas estradas! Daí, nós, alunos, dissemos que, por isso há a criação dos pedágios - por ter um governo dificiente!- em troca ela colocou um discurso inteligentíssimo! "O governo é uma máquina muito estratégica, eles não dão os 'golpes financeiros' nos cidadãos tão discaradamente, eles planejam tudo isso para justificar a inserção dos pedágios"
Pois é, e nós nos conformamos à pagar estes pedágios com um pensamento de que a estrada ficará melhor! Realmente, é de se pensar...
Enfim, isso foi um desabafo meu, pois gostaria que cada leitor refletisse um pouco sobre o país em que moramos (pelo menos os que vivem no Brasil) e paralelamente encaixar essa temática da copa, em orgulharmos tanto em sermos brasileiros! Pois somos capazes de fazer um país melhor, menos corrupto!


Voltando ao assunto do blog, a Bruschetta! Nada melhor do que assistir a copa comendo uns desses em família - claro, aqueles que não terão que se enfurnar no escritório - creio que ao ler este post dará tempo de prepará-los antes que o jogo comece!
Ultimamente andei com um espírito italiano - pães, macarrões, bruchettas..afins. Esta receita é um adaptado do blog do Vitor Hugo - PratoFundo

Enfim, corram para cozinha antes do apito da partida!!!


Bruschetta

- Fatias de pão italiano - usei 1 inteiro do tipo baguete
- 4 tomates médios
- 2 dentes de alho
- sal
- pimenta-do-reino
- 2 colh. (sopa) de vinagre balsâmico
- azeite
- quejio mussarela ralado - o suficiente p/ cobrir as fatias
- orégano à gosto



Corte o pão em fatias com o tamanho de meio palmo cada e aproximadamente 1,5 cm de largura. Regue um fio de azeite sobre as fatias e leve ao forno médio até elas ficarem durinhas - não é para tostar o pão, é so para firmar um pouco sua superfície.
Enquanto o pão está no forno, frite os dentes de alho picados em um fio de azeite. Acrescente os tomates picados em cubinhos já temperados com o sal, pimenta, vinagre e cozinhe até os tomates darem uma leve "derretida"
Cubra as fatias de pão com o molho de tomate e polvilhe queijo e orégano. Leve ao forno apenas para derreter e gratinar o queijo.

sábado, 12 de junho de 2010

Pão Ciabatta e Manteiga estilo Outback



Assim como havia dito no blog de Patrícia Scarpin,estas semanas atrás estive pensando em fazer alguma massa, especificamente pães! Foi então, folheando meu caderninho de receitas, que acho esta belezura, os Pães Ciabatta - Esses pães me fazem lembrar os maravilhosos sanduiches do Subway.
Originalmente esta receita veio do famoso cozinheiro Olivier Anquier. Muitas das receitas que testo vem dele! Acho super legal o jeito que ele cozinha, apesar de meio estabanado - como jogar farinha sobre toda a mesa, inclusive o chão, ou fazer uma sujeirinha durante o salto de grãos - mas o que importa é que ele cozinha com dedicação, com amor! Assim como todos nós! :)
Essa semana tem sido uma turbulência para mim! Um monte de provas escolares, vários cupcakes feitos para as promoções da sorveteria - citado no 'quem sou eu' -, vários cake pops pro dia dos namorados! etc...
Mas é claro que sempre temos um tempinho extra para os nossos blogs!
Ao fundo da foto, há um potinho com Torcidinhos de Queijo, apenas decorativo, mas esta é a receita.
Quando o pão estava quase pronto, pensei em colocar uma manteiguinha sobre as fatias só para derreter e ficar aquela coisa... inexplicável, deliciosa, que nos faz pular de prazer! Foi então que lembrei de uma receita vista num blog - cujo não lembro o nome - que dizia saber emitar a manteiga que o Outback serve juntamente com os pães australianos, aqueles pretinhos. Acabei fazendo de olho, mas a proporção é mais ou menos essa:
Manteiga aerada (à la Outback)
- 2 colh. (sopa) manteiga - temperatura ambiente
- 1 colh. (sopa) creme de leite s/ soro
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino (opcional, porém eu não vivo sem :))
Bata manteiga com um fouet até clarear e ficar fofinho. Adicione o sal e a pimenta e bata mais um pouco. Aos poucos, junte o creme de leite e bata continuamente, até obter certa consistência.
Sirva em potinhos iguais aqueles que tem em hotéis - conhecidos como molheiras.
Pão Ciabatta
- 15 g. de fermento biológico - eu usei Fleischmann
- 400 ml de água - temp. ambiente
- 500 g. de farinha de trigo
- 10 g. de sal
- 50 ml de azeite
Misture a farinha com o sal em uma bacia, reserve. Misture a água com o fermento em um copo.
Jogue a mistura do fermento aos poucos na mistura de farinha e bata bem - se jogar tudo de uma vez só, irá empelotar - A massa formará uma papa. Bata durante dez minutos ou até obter uma certa consistência. Acrescente o azeite - isso fará com que ele se solte da bacia e se torne mais maleável - e bata por mais dez minutos.
Deixe a massa descansar por 1 hora. - Antes de deixar descansar, molde os pães e coloque em formas de bolo inglês untada com óleo e deixe-os descançar na própria forma.
Asse em forno pré-aquecido à 180º por 20 minutos ou até assar internamente - o meu levou 30 minutos.
Se vocês quiserem, podem polvilhar gergelim, orégano, ervas, alho em flocos, queijos por cima do pão, antes de assar, vai do gosto de cada um.
Sugestão: recheie com tudo o que tem em sua geladeira, sem culpa! E faça um sandubão para o seu domingão!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Petit Gatêau de Café!

Francamente...é só esfriar um pouco e já pensamos em chocolates, morangos, cafés, cobertores e afins. Hoje decidi fazer o Petit Gatêau, mas é claro, com algumas profundas adaptações.
Decidi aliar esta fina sobremesa francesa - extraído daqui - à uma das minhas maiores paixões: O café!
O segredo para que fique aquela casquinha por fora e por dentro aquele creme delicioooooooooso é a temperatura do forno! Eu arrisco dizer que os fornos elétricos são os melhores para fazer essa sobremesa, pois a resistência presente nele faz com que, externamente, o bolinho asse primeiro, maaaas se você não tem esse tipo de forno não se desespere! Basta acender seu forno convencional uns 15 minutinhos antes do preparo da receita.


Petit Gatêau de Café
- 2 ovos
- ½ xíc. (chá) de açúcar - 75g.
- 200g. de chocolate meio amargo
- 2 colh. (sopa) de manteiga - aprox. 60g.
- 40 ml de leite morno
- 2 colh. (sobremesa) de café solúvel
- 1 xíc. (chá) de farinha - 100g.

Pré-aqueça o forno à 250ºc - esse deve ser o primeiro passo, antes de tudo!
Em um bowl, coloque o chocolate com a manteiga e leve ao banho maria até obter um creme liso e brilhante - coloquei no microondas por 1 e ½ minuto, mexendo à cada 30 segundos - enquanto isso, num potinho, bata os ovos com o açúcar até dar uma leve clareada.
Verta o creme de chocolate sobre a mistura de ovos, mexendo sempre para os ovos não cozinharem. Junte o café diluído no leite morno e misture novamente.
Adicione a farinha aos poucos, batendo com o fouet, até obter a consistência da massa de um bolo, porém um pouco menos densa.
Distribua em forminhas próprias para petit gatêau, previamente untadas com manteiga e farinha.
Asse-os durante 10-12 minutos - assei por 10 minutos, ficou bom, porém se deixasse por 12 minutos, acho que a casquinha ficaria mais crocante.

Minha receita rendeu 5 forminhas com capacidade de 150 ml cada.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cookies de Parmesão e Ervas Finas




No embalo deste feriadão, decidi em plena quarta-feira fazer uma fondue de queijos para recepcionar amigos meus. Infelizmente, não me lembrei de registrar este lindo momento, but it's all right, o que fica na memória é o que importa!

À tarde me veio a idéia fazer algo para petiscar antes de comer a fondue. Decidi então fuçar o blog de Pat Scarpin e logo me deparo com esta receita deliciosa, crocante, fumegante, cheirozérrima! Fiz uma pequena adaptação: não tinha manjericão -como manda a receita- então usei ervas finas, ou melhor, um mix de alho, cebola e salsa! Mesmo com a mudança ficou muito bom.


Cookies de Parmesão de Ervas Finas
- ½ xícara (113g) de manteiga (temperatura ambiente)
- ¼ xícara cheia (35g) de parmesão ralado
- 1 colh. (chá) de pimenta do reino moída
- 1 colh. (chá) de sal
- 1 colh. (chá) de ervas finas -ou a erva que prefeir.
- 1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo

Bata a manteiga com o parmesão, a pimenta, o sal e as ervas, até ficar um creme esbranquiçado com pintinhas verdinhas. Diminua a velocidade e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo.
A quantidade certa de farinha é dada pela textura da massa. Ao pegar, pode-se fazer bolinhas.
Esse é o ponto certo. Feito isso, faça um rolinho com aprox. 30cm de comprimento e embrulhe no papel alumínio ou filme plástico -usei papel alumínio para conduzir melhor a temperatura- e leve ao freezer por, no mínimo, 30 minutos.
Retire a massa do freezer e desembrulhe. Fatie em rodelas com 1 cm de espessura e distribuá-os em uma forma forrada com papel manteiga.
Leve ao forno pré-aquecido à 180º por 15-25 minutos -os meus demoraram uns 30 minutos.

Como a própria Patrícia disse: " asse até que o cheiro maravilhoso deles tome conta da sua cozinha." e realmente, fica amazing!
Na minha opnião, talvez seja impressão minha, os cookies se tornam menos salgados após esfriarem.

O dia estava tão friozinho, bom pra cachorro (dormir):

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Creme de Cebola



Nada melhor do que o friozinho!
Esse clima gelado me faz rir à tôa. Aqui onde eu moro chega a fazer 5ºc, 4ºc, apesar de que os verões são terríveis, chega na casa dos 35º.
Eu, particularmente amo o inverno. Nessa estação, as pessoas ficam mais nostalgicas,
mais charmosas, mais bem vestidas! Sem falar que dá muito mais ânimo para comer... meu Deus, nem me fale, só de pensar já explodo!

Neste domingo a tardezinha estavamos eu e minha mãe tomando um chá/café-da-tarde.
Decidi fazer um bolinho de chocolate com ganache 1/2 amargo acompanhado com um chá japonês carinhosamente dado pela tia Marcina de Londrina.






Papo vai, papo vem. Estavamos em casa, sem ter o que fazer... foi então que pensamos:
"hoje o dia está bom prá sopa né?" decidimos então fazer um creme de cebola!
Daí entraram panelas, tábuas, facas e cebolas em ação!
Ao meu paladar está receita agradou bastante. Apresentou uma textura levemente cremosa,
mas com sabor intenso e um toque apimentado também!
Creme de Cebola
- 5 batatas médias.
- 5 cebolas médias.
- 3 dentes de alho.
- 1 l. de água fervente.
- 2 cubos de caldo de carne.
- 2 colh. (sopa) manteiga com sal.
- 1 fio de azeite-só para não queimar a manteiga.
- especiarias: sal, pimenta-do-reino, orégano, etc.- vai do gosto pessoal.

Descasque e pique em cubos grandes: as cebolas, as batatas e os dentes de alho. Frite tudo na manteiga com o fio de azeite, até dourarem. Adicione os temperos + 1 cubo de caldo de carne. Esse cozimento junto com o tempero fará com que o sabor se destaque. Enquanto isso ferva 1 l. d'agua com um cubo de caldo.
Deixe os legumes cozerem até que a superfície das batatas estejam macias-ao final adicionei 1 colh. (sopa) de açúcar, só para caramelar as batatas e "calibrar" o sabor. Feito isso, adicione a água e tampe, deixe de 15 à 20 minutos.
Verifique se as batatas cozeram por inteiro, então jogue todo conteúdo no liqüidificador e bata- usei o mixer, diretamente na panela- até virar um creme. Nessa hora você deve verificar o sabor, corrija até o sabor de sua preferência.
Volte ao fogo para dar uma recozida.

dicas: sirva com salsinha picada ao final do cozimento.
sirva com torradas ou croutouns.
esta receita serve não só como uma sopa, mas também um molho para acompanhar carnes em geral, basta reduzir a quantidade de água e acertar os temperos.

lembrem-se: dicas, sugestões, opniões, elogios, estarão SEMPRE bem-vindos.