sábado, 22 de janeiro de 2011

Tartelettes para uma data especial

Como era de se esperar, todo final de férias é sempre meio tedioso, pelo menos na minha opinião. Salvo a exceção de alguns dias que tenho que correr atrás das papeladas da faculdade. E para minha salvação, meus primos e tios vieram nos visitar bem na semana do aniversário da minha mãe - dia 13! Resultado: primos com a mão na massa. Uma verdadeira linha de confeiteiros orientais, hahaaha!


Juntamente com as tortinhas, veio um bolo diet - metade do pessoal de casa é diabético, inclusive eu - de baunilha com recheio de doce de leite e frutas vermelhas. Tudo feito por mim. Modestia parte, tudo uma delícia!

Outra notícia que lhes conto é que faltam apenas 9 dias para minha partida à Campos do Jordão.
As aulas, só dia 7 de fevereiro. E claro, não podia faltar, o tradicional trote no Atalaia! Morrendo de ansiedade.
Caso algum leitor daqui vá para lá, me avise, que eu lhes acompanharei - se pagarem as contas dos restaurantes, ahahah! brincadeira.


Tartelette de Frutas Vermelhas

massa daqui, traduzido pela Pat

Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
¼ colher (chá) de sal
½ xícara + 1 colher (sopa) - 126g – de manteiga sem sal, bem gelada (ou congelada), em pedaços pequenos
1 ovo grande

Creme Patissérie:
½ lata de leite condensado
½ lata de creme de leite - usei de latinha mesmo.
250 ml de leite integral
3 gemas
1 colher (sopa) manteiga
3 colheres (sopa) amido de milho

Começe pela massa: No processador, pulse os ingredientes secos, já peneirados. Junte a manteiga e de algumas pulsadas até obter uma farofa (algumas partes formarão grandes granulos ou pequenos). Quebre o ovo e misture ligeiramente. Acrescente-o à massa dando longas pulsadas até obter uma massa relativamente homogênea. Embrulhe o conteúdo num filme pvc e leve para gelar por, no mínimo, duas horas.
Abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre 24 forminhas de empada com 4 cm de diâmetro - ou se quiser uma grande de 20 cm. Dá para até duas tortas grandes.
Asse em forno pré-aquecido à 200º por 15 minutos ou até que as bordas comecem a dourar.

Agora o creme: Bata todos os ingrediente, exceto a manteiga, no liqüidificador por uns 3 minutos ou até o amido se dissolver por completo. Coloque a mistura em uma panela de fundo grosso, acrescente a manteiga e leve ao fogo alto. Mexa com um fouet para não correr risco de empelotar. Quando a mistura engrossar, abaixe o fogo para o mínimo e misture contínuamente. Deixe esfriar.

Montagem: Em cada tartelette, coloque 1-2 colheres (chá) de creme patissérie, até completar todo o recipiente. Por cima, disponha os morangos, bluerries e uvas - sem sementes.
Como sugestão, enfeite com outras frutas também. De preferência com cores vibrantes, como manga ou kiwi. Outra opção é colocar uma folha de hortelã, apenas para dar um sabor mais refrescante.

2 comentários:

  1. belíssimo blog. Receitas criativas, maravilhosas e saborosas, além das belas imagens.

    parabéns
    guilherme.

    OBS: mais um seguidor.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, gostei do seu blog, estou te seguindo, bjs
    chocolatesdocemel.blogspot.com

    ResponderExcluir